Segundo a tradição, no século VIII, Idriss, descendente do profeta (era neto de Fátima, filha de Maomé) , chegou a Marrocos na esperança de escapar à vingança de Haroun al-Rashid, o califa que ficou famoso nos contos das Mil e Uma Noites.
Moulay (ou homem santo) Idriss governou Volubilis, uma cidade que tinha sido a mais importante da época romana na região, até que os homens de Haroun o encontraram e o assassinaram.
Seu filho, Idris II, que fundou Fez, mandou enterrar o corpo de Idris , nas encostas do Monte Zerhoun, na localidade que agora leva o seu nome: Moulay Idriss. Desde então tornou-se uma cidade sagrada, um centro de peregrinação para os marroquinos e muitos muçulmanos vindos de toda a parte do mundo. Segundo a tradição, sete peregrinações a Mulei Idriss equivalem a uma peregrinação a Meca
À semelhança de outras cidades sagradas, esteve interdita aos não muçulmanos até 1917 e até 2005 não era permitida a estadia de não-muçulmanos depois que o sol se pusesse. As portas da cidade eram fechadas.
From Morocco with love 🌴🌴🌴
Comments