O que visitar em Marrakech:
Situado dentro do célebre Jardin Majorelle, este pequeno espaço chamado de "Love Galerie", tem exposto nas suas paredes os cartões de Ano Novo criados por Yves Saint Laurent e enviados para clientes e amigos mais próximos, ao longo de 30 anos (1970- 2000).
Não irá encontrar os de 78 e 93, não existem, pois esses anos foram referidos por YSL de "os anos sem amor”.
Em todos eles, há dois elementos sempre presentes, o ano em que foram enviados e a palavra Amor. Para Yves, o conceito do Amor e o seu símbolo, o coração, eram essenciais. Uma das suas frases icónicas, “ sem a elegância do coração, não há elegância”, mostra bem a importância que tinham para ele.
Todos os anos o cartão, reflecte a inspiração que o rodeava seu espírito nesse momento. Os enviados nos anos 70, têm bastante presente uma ou mais cobras. Um símbolo certamente relacionado com a sua paixão por Marrakech. Aquando da sua primeira visita em 1966 e imediata compra de uma casa, a Maurice Doan, um comerciante de antiguidades da então Imdochina e que se chamava Dar el Hanch (a Casa da Cobra). A casa no jardim Majorelle foi comprada posterirmente.
O de 86, é uma colagem muito simples e completamente reconhecível: a representação da fonte que se encontra no Jardin Majorelle, no seu azul cobalto.
From Morocco with Xxx 🌴🌴🌴
P.S
Rue Yves St Laurent, Marrakech
📷 Maria João Pavão Serra
Comments